Skip to main content

Você sofre com dores nos pés? Elas podem estar relacionadas a uma condição conhecida como Síndrome de Morton. Quer saber mais? Então, continue lendo esse artigo que nós, da KEA Clinic, preparamos para você:

Síndrome de Morton

Síndrome de Morton

A Síndrome de Morton, conhecida como Síndrome do salto alto, se manifesta por uma dor que, geralmente, se situa entre o 3º e o 4º dedo do pé. As principais pessoas mais afetadas por essa síndrome são mulheres na faixa dos cinquenta anos.

Esta dor sentida no 3º e no 4º dedo do pé, que também pode ser sentida nos outros dedos, é causada pela compressão do nervo localizado entre o 3º e o 4º dedo. Essa compressão provoca inchaço e espessamento dos tecidos ao redor do nervo, o que causa a dor.

Sintomas

A Síndrome de Morton é definida por um conjunto de sintomas:

  • Dores sob os pés durante a caminhada.
  • Sensação de choque nos dedos.
  • Inflamação do pé.
  • Dormência nos dedos.
  • Sensação de pedra no sapato ou uma agulha contra a pele.

Causas

Alguns fatores favorecem com o desenvolvimento da Síndrome de Morton, como usar calçados muito apertados, ou irritação constante que podem levar à má regeneração dos tecidos.

Com a alteração da biomecânica devido ao salto alto ocorre a contratura da musculatura, principalmente da panturrilha e do tendão do calcâneo. Essa contratura aumenta a pressão dos artelhos, desenvolvendo um processo inflamatório de dor e inflamação.

Tratamentos

A L.I.F – Liberação Intramuscular Funcional age diretamente na parte muscular soltando, a panturrilha, o tendão e a fáscia plantar, conseguindo assim suavizar a pressão nos artelhos, alongando a fibra interna, melhorando a biomecânica e consequente o processo inflamatório e a dor.

A dor no pé é muito limitante, dificultando a locomoção e com isso descompensa o joelho, o quadril e principalmente a coluna cervical, desencadeando dores cervicais, tendinites, bursites.

A L.I.F. aumenta a vascularização, promovendo um relaxamento da musculatura aliviando o processo inflamatório.

A indicação da L.I.F. é de duas vezes na semana durante a fase inicial. O importante é que o paciente mantenha terapias de alongamento e fortalecimento muscular para o equilíbrio da biomecânica.

DICA – Os melhores sapatos

O salto alto não é bom, mas, as rasteirinhas também não, pois alongam de forma direta as fibras musculares, só o calcâneo, gerando processos de tendinites e faceites.

Salto Alto X Rasteirinha

Salto Alto X Rasteirinha

O ideal são sapatos que apresentam até 2 cm de salto.

 Sapato com até 2 cm de salto

Sapato com até 2 cm de salto

Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.

Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

Leave a Reply